quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Evangelização e o problema que só Deus pode resolver

Este sermão foi muito polêmico e causou o desconforto em vários líderes batistas locais, tendo em vista o conteúdo doutrinário da soberania de Deus na salvação ter sido anunciado de forma tão explicita.

"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6.44).


No século XVIII, na Inglaterra, viveu um homem, cuja profissão era consertar sapatos. Homem firme e determinado. Certo dia, no seu local de trabalho, fixou na parede um mapa mundi que ele mesmo desenhara. Neste mapa havia as principais informações sobre cada país: população, flora, fauna, as características dos indígenas, e muitas outras informações. Enquanto consertava sapatos, erguia os olhos para a parede e vislumbrava o mapa e meditava nas condições dos vários povos e a maneira de os evangelizar. Em 1793, Ele partiu para a Índia com o intuito de evangelizá-la. Durante os 41 anos que passou nesse país, traduziu a Bíblia para mais de 30 línguas.

Este humilde sapateiro era William Carey, membro de uma Igreja Batista da Inglaterra. William Carey ficou conhecido como “o pai das missões modernas” depois de sua colossal obra evangelística realizada na Índia.

PARTE I
A evangelização é obra de Deus
A evangelização é uma obra de Deus em todas as suas partes, nós somos apenas instrumentos em suas mãos, engana-se quem pensa o contrário. Não foram os homens que decidiram por si mesmos que deviam evangelizar as nações. Antes, toda obra evangelística que existe, incluindo missões, é realizadas totalmente por Deus. Foi Deus quem incumbiu A SUA IGREJA dessa tarefa, pois Deus conhece a condição do ser humano e sabe que ele precisa de Jesus Cristo para escapar da morte. Foi por isso que Ele enviou seu filho ao mundo.

Depravação humana
A incapacidade do homem é tamanha, que na Bíblia ela está estampada categoricamente. O homem é pecador por natureza, e precisa de Jesus Cristo, embora ele não entenda assim. O homem não se torna um pecador, ele já nasce pecador. Deus falou por intermédio do profeta Isaias: “ ... porque eu sabia que procederias mui perfidamente e eras chamado de transgressor desde o ventre materno” (Is 48.8). Paulo, escrevendo a igreja dos efésios, disse: “Éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Ef 2.3). O mesmo Paulo, citando o salmo 14, escrevendo aos crentes de Roma, disse: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Rm 3.10-18).
Veja como o homem é descrito na Bíblia; um terrível pecador que não deseja buscar aquele que pode lhe salvar. Não é uma questão do homem começar a se extraviar depois do seu nascimento, é uma questão de NATUREZA, ele já nasce com a sua natureza extraviada, ou seja, voltada para o pecado.

Jesus também nos mostrou a incapacidade humana claramente, quando disse: “ninguém poder vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.44). Meus amigos, estamos diante de um grande problema que só Deus pode resolver. O homem precisa de Cristo, mas está incapacitado de buscá-lo, porque tem uma natureza que ama as coisas desse mundo, os prazeres carnais, a mentira e tudo que é pecaminoso, e odeia a Jesus Cristo. Exatamente isso, além de amar o pecado, o homem natural odeia a Deus e sua santidade. Está escrito: "os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece (litet. 'odeia') a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. " (Jo 3.19,20). Esse é um grande problema para o homem.

Os Batistas descreveram de maneira exata a situação do homem não convertido. No cartaz oficial da Campanha de Missões Mundiais (2007), nos é apresentado um grande quadro com um fundo preto, simbolizando o estado de trevas, escuridão e ignorância espiritual. O rosto com os olhos fechados no meio do quadro preto simboliza os indivíduos de todas as nações que vivem sem Cristo. Além de estarem em trevas, os seus olhos ainda estão fechados. Essa é exatamente a descrição bíblica do homem. Esse estado em que o homem se encontra o impede de ir a Cristo. Quando Jesus diz que “ninguém pode”, ele está mostrando a incapacidade do homem em buscá-lo por si mesmo, independente de qualquer ação de Deus. Jesus está dizendo que o homem não tem este poder nele mesmo. Quando Nicodemos, que era um dos mestres dos Judeus, foi ter com Jesus, ele escuta da boca do mestre essa mesma verdade, “em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (Jo 3.3). Ora, a condição natural de Nicodemos, que não era servo de Cristo, o impedia de “ver o reino de Deus”. A única maneira de mudar isso, era se ele nascesse de novo. O nascer de novo é algo impossível de ser realizado pelo homem, tanto física como espiritualmente. Ele não tem esse poder, essa capacidade.


Jesus, o Salvador
Nunca pisou na terra um homem como o Senhor Jesus Cristo, Ele falava das maravilhas de Deus e da salvação eterna, e estas coisas ele falava com autoridade, não como os fariseus (Jo 7.46). Ele falava com amor, chamava todos ao arrependimento, seu chamado é sincero e verdadeiro. Jesus pregou em vários locais, ele foi incansável em sua obra, suportou as piores tentações, e nunca pecou em toda a sua vida. Ele deu a vida pelos seus seguidores. Sofreu uma morte humilhante para salvar aqueles que ele amava. Ainda assim, nada disso atraia os ouvintes, poucos foram os que acreditaram em suas palavras. O dom mais precioso que já fora oferecido aos homens estava sendo rejeitado. Os homens preferiram um ladrão e assassino à Ele. Gritaram, exigiram a Poncius Pilatus para que ele fosse morto da maneira mais humilhante que existia, pendurado numa cruz, completamente nú (Mc 15.12-14). Ele foi humilhado, mas orou para que os que o odiavam fossem perdoados (Lc 23.33,34). O Salvador que as pessoas tanto precisam estava diante delas. Suas mãos furadas pelos cravos lhes foram estendidas, mas eles as recusaram. Que grande dureza de coração, que tamanha cegueira espiritual nas pessoas não-convertidas. Nada pode mudá-las, a não ser a graça do Todo-Poderoso. Que loucura é o homem desprovido da graça de Deus, não pode entender que está perdido, nem mesmo diante do apelo dos seus amigos. Os pastores imploram para que se arrependa, a Bíblia o exorta em todas as suas páginas, mas ele continua obstinado a permanecer no mesmo caminho. Cristo, com todos os seus benefícios é colocado diante de você. Todavia, a menos que o Espírito Santo abra os seus olhos e o faça entender isso, ele permanecerá incrédulo, inimigo do evangelho, odioso de Cristo. Continuará desencaminhando a sua própria alma. “NINGUÉM PODE vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer”.

O homem não pode ir a Cristo por suas próprias forças, primeiro porque ele não quer, não é esse o seu desejo, não é desse tipo de oferta que os homens gostam, eles são atraídos pelo pecado, contrários ao evangelho. Jesus diz: “Contudo, NÃO QUEREIS vir a mim, para terdes vida” (Jo 5.40). O pecado afetou a vontade do homem. A natureza do homem está corrompida, logo, a sua vontade também está. O homem NÃO QUER, porque ele NÃO PODE.

PARTE II
A graça misericordiosa
Veja a grande importância da pregação do Evangelho no mundo todo. Deus, pela sua graça, seu favor imerecido ao homem, o chama para a salvação perdoando todos os seus pecados. Só Deus pode fazer a mudança necessária na vontade corrompida do homem. Nenhuma outra pessoa tem poder para fazer isso. Nem pastores, nem igrejas, somente o Deus Todo-Poderoso, pela atuação do Espírito Santo pode operar no coração do homem, levando-o, sincera e desejosamente, aos pés de Cristo. Através da Palavra, o homem é chamado, mas que um simples chamado, ele é atraído a Cristo pela força amorosa de Deus.

Os muitos missionários que estão no mundo todo pregando o Evangelho de Jesus devem ter na mente essa verdade gravada com letras de ouro. É Deus, o Pai, quem faz o homem se render a pregação da Palavra e o conduz carinhosamente até Cristo. Como Deus faz isso? Ele abre o entendimento do homem pecador que antes desprezava o Evangelho. Paulo disse que “o homem natural NÃO ACEITA as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e NÃO PODE ENTENDÊ-LAS porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14). Deus opera de modo que o homem voluntariamente passa a entender a verdade da pregação do Evangelho. E começa a aceitar e a amar a palavra que antes lhe parecia loucura. Deus é o grande responsável pela evangelização do mundo, a obra toda é Dele, o mérito todo é Dele. O poder que transforma o homem é Dele. Paulo não teria logrado êxito algum, se estivesse trabalhando na evangelização dos gentios a parte de Deus. Ninguém teria acreditado em sua pregação, ninguém teria sido levado a Cristo. “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de Púrpura, temente a Deus, nos escutava; O SENHOR ABRIU O CORAÇÃO DE LÍDIA, PARA ATENDER AS COISAS QUE PAULO DIZIA” (At 16.14) Se a pregação de Paulo não viesse acompanhada do poder de Deus, tão pouco alguém poderia ter se arrependido.

A oração missionária
Devemos orar pelo bom trabalho de cada missionário. Pedir que Deus os use como instrumentos para a salvação de almas. Devemos orar pedindo ao Senhor da ceara para que mande trabalhadores e para que o mesmo Senhor aja por meio deles. Nunca devemos dar os méritos de Deus a homem algum, nem mesmo aqueles que são usados por Ele para a evangelização. Um missionário não tem poder para convencer ninguém do seu pecado, essa é uma obra do Espírito Santo: “Quando ele vier, CONVENCERÁ o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16.8). O missionário é um homem pecador, não tem mérito na salvação de ninguém, mas ele é um pecador arrependido nas mãos de um Deus que quer perdoar e salvar. Não adianta enviarmos milhares e milhares de missionários todos os anos para as terras mais longínquas imagináveis; se Deus não usá-los, não haverá conversões. A nossa oração deve ser pela misericórdia do Senhor, em toda evangelização devemos orar para que o Senhor se compadeça e salve pessoas.

“Ninguém pode vir a mim SE O PAI... NÃO O TROUXER...”. Eis a grande verdade: O Pai tem que levar o homem até Jesus Cristo. Mas ele não o leva forçosamente, ele não obriga o homem a ir até Cristo contra a sua vontade. Ele ABRE OS SEUS OLHOS para que ele possa ver e entender. Deus, verdadeiramente, traz o homem até Jesus Cristo.
No texto de João está escrito que ninguém pode vir a Cristo se o Pai não o TROUXER. A verbo trazer (em grego 'elkô'), significa literalmente: arrastar, atrair, trazer, puxar. Ela mostra que a ação de levar alguém aos pés de Cristo é feita totalmente por Deus. Deus Arrasta, não forçosamente, em sentido contrário ao querer humano. Ele arrasta como alguém quem está arrastando alguma coisa para salvá-la de uma grande enchente, ou como Pedro, que arrastava as redes cheias de peixe para dentro do barco ( Jo 21.6). A mesma palavra usada para descrever Pedro arrastando as redes repletas de peixes para o seu barco, é a mesma usada por Cristo para descrever a ação de Deus em arrsatar o pecador até Cristo, sua única esperança. Deus atrai pecadores como um poderoso imã atrai o ferro. Deus traz os pecadores, como alguém que leva outra pessoa a um determinado lugar, de forma que eles possam ir até Cristo. Deus puxa os pecadores, da mesma forma como alguém que, estando pendurado em um precipício e já prestes a cair, é puxado e salvo. Essa ação poderosa é realizada por Deus.

O poder da Palavra
Quando o evangelho é pregado, Deus está conclamando os homens que se arrependam e venham a Cristo. Nossos missionários proclamam a bendita Palavra do Senhor Salvador por todas as terras, não esperando convencê-los pela sua oratória, nem pelas suas mais variadas expressões corporais, seus currículos extraordinários ou qualquer outro artifício humano, mas, aguardando unicamente que Senhor os traga poderosamente. Se o evangelista esperar que o pecador venha a Cristo por outra razão, ele está tristemente enganado. Muitos pastores, se gabam pecaminosamente e andam dizendo por aí: "Ontem preguei e 40 ou 50 pessoas vieram afrente quando eu fiz o apelo e se converteram". Pobre pastor, homem arrogante e orgulhoso, ainda não sabe que o pecador é salvo pela GRAÇA DE DEUS. Acham-se os grandes missionários, os conhecedores do coração humano, os melhores pregadores. Tremendo engano! O evangelho é Poderosa Graça e não filosofia. Uma simples palavra pode salvar o pior dos pecadores. Jesus disse a Mateus, “segue-me”, ele, na mesma hora se levantou e deixou a sua lucrativa profissão e foi seguir o Galileu (Mt 9.9). A simples apresentação de Cristo, quando aplicada pelo Espírito Santas ao coração, desfaz toda a incredulidade. Missões evangelísticas são nada mais, nada menos do que a simples pregação da palavra de Deus.

1 - Missões evangelísticas são extremamente necessárias, pois somente através delas, o homem pode ser salvo. Foi esse o meio que Deus escolheu para salvar os pecadores, através da pregação do evangelho.

2 – Missões evangelísticas são extremamente necessárias porque o homem está corrompido pelo pecado e não pode ir a Deus de outra forma. A única força capaz de desfazer a incapacidade do homem é a ação salvífica do Todo-Poderoso, através da sua Palavra.

3 – Missões não necessariamente quer dizer que você tenha que ir para outras terras. Missões é evangelização! A todo cristão cabe o dever de ser um missionário que leve a Palavra de Deus, seja em um outro país, seja em outro estado, seja em outra cidade, seja em outro bairro ou mesmo em outra rua. Leve a Palavra e muitos crerão Nela.

As igrejas da Convenção Batista Brasileira têm 598 missionários fora do Brasil, trabalhando em 62 países pela proclamação do evangelho de Jesus Cristo. Que a nossa sincera oração para a salvação das almas nessas nações seja ouvida pelo Senhor que os chamou.
Amém.


Este sermão foi pregado no dia 03 de março de 2007, pelo irmão Marcus Paixão, na capela da Congregação Batista Nova Jerusalém, por ocasião da abertura da Campanha de Missões Mundiais, organizada pelos batistas brasileiros no ano de 2007.

Um comentário:

  1. Esse sermão só pode ter deixado muita gente com raiva. O irmão falou a verdade e a verdade machuca! Vamos continuar na fidelidade do evangelho, mesmo que isso deixe as pessoas com zangadas!

    ResponderExcluir