domingo, 15 de fevereiro de 2009

O modelo da oração bíblica

Devocional publicado no boletim da Segunda Igreja Batista em Campo Maior, do dia 15/02/2009.


No seu livro Deliberadamente Igreja, o pastor batista Mark Dever descreveu a importância da oração na vida da igreja com as seguintes palavras: "A oração revela nossa dependência de Deus. Honra-O como a fonte de todas as bençãos, recordando-nos que converter as pessoas e edificar a igreja é uma obra de Deus e não nossa".

Muitas pessoas tem dificuldade de orar, isso é um fato. Algumas delas dizem que não sabem o que falar quando estão orando. Não acham a palavra certa ou não conseguem oraganizar suas idéias de modo inteligível. Uma grande ajuda seria a leitura dos salmos. Muitos salmos são orações de várias categorias: Ação de Graça, súplica, petições, etc. vale a pena nos aprofundarmos na linguagem bíblica, no modelo de oração descrito nas páginas das escrituras. Observe também as orações dos apóstolos, de Paulo, Pedro, João. Observe como Davi orou a Deus, Salomão, Abraão, Moisés. Observe as palavras que eles usaram para se dirigirem ao Senhor. Observe como eles iniciavam as suas orações e como eles finalizavam. Observe o conteúdo e a reverência como se achegavam a Deus. Para todos nós, esses modelos servem como um rico manancial de instrução e prática a ser imitada. Procure usar as palavras que as escrituras registram. Ore citando passagens da Bíblia que se aplicam a sua oração. Busque as escrituras para a sua edificação.

Você já parou para observar as orações de Paulo às igrejas? Vejamos rapidamente somente um exemplo: "Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz" (Colossenses 1. 9-12)

Analise o que Paulo orou. Quais são seus pedidos e quais palavras ele usou. Após a sua análise, tente orar assim, de maneira mais bíblica.
Ir. Marcus Paixão

Um comentário:

  1. Meus irmãos, é exatamente assim que devemos mesmo orar, e nem percebemos, mas pela graça de Deus eu entendi. Obrigado, sei que esta é uma igreja que tem compromisso sério com Deus. Boa noite, agora vou orar.

    ResponderExcluir