segunda-feira, 22 de junho de 2009

A nossa confiança no SENHOR


O Salmo 115 é maravilhoso! Aqui o SENHOR, o único Deus é exaltado e magnificado. Em contraste, os ídolos das nações são reduzidos a nada e sua inutilidade é apresentada. Quando comparado ao SENHOR, o ídolo é tido como loucura.

Quando este salmo foi escrito, o perigo rondava os arraiais de Israel. O povo de Deus estava rodeado de várias nações, todas pagãs. Cada uma delas tinha a sua própria divindade, seu próprio deus e sua imagem representativa. Elas eram nações politeístas, adoravam vários deuses, mas quase todas consideravam um em particular. Esses deuses eram representados por imagens esculpidas em madeira que eram retiradas do bosque, ou em pedras. Algumas eram feitas de ferro fundido e ainda outras de barro. A todas elas, as nações prestavam culto e adoração.

Estas nações conheciam o povo de Israel e sabiam que eles tinham um Deus que adoravam. Conheciam o poder deste Deus, seu amor, sua justiça, sua ira e também a sua misericórdia. Houviam muito falar dos feitos de Deus de Israel e até ouviram o seu nome.

Mas havia algo que eles nunca tinham visto a sua forma e a sua imagem. Por isso, por não ter nenhuma representação visível do Deus vivo, eles não entendiam a adoração dos israelitas. Eles ficavam se perguntando: "Onde está o Deus deles?". Não viam Israel carregar imagens; não viam o povo se ajoelhando diante de ídolo, e mais: O Deus de Israel era exclusivo, único. Nenhum outro deus era considerado por Israel. Somente o Deus IAVÉ existia.

A resposta de Israel foi categórica e contrastante com os deuses que as nações adoravam. Israel declarou: "No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada... Israel confia em IAVÉ; Ele é o seu amparo e seu escudo. A casa de Arão confia no Senhor; Ele é seu amparo e seu escudo. Confiam no Senhor os que temem a IAVÉ..." (Sl 115. 3,9-11).

E você? Quem é seu Deus? ONde está o seu Deus? Tem você a prática devota às imagens de esculturas, seja ela de santos ou de Cristo? Tem você praticado a idolatria como as nações pagãs dos dias de Israel? Tem você verdadeiramente confiado no SENHOR (IAVÉ)? Muitos não têm imagens, mas idolatram e confiam mais nas riquezas, em homens de posição, do que no SENHOR. Quando isso acontece, todas estas coisas tornam o "deus" desta pessoa. Desafio você a confiar no SENHOR! A adorar somente a Ele.

Pr. Marcus Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário